terça-feira, 27 de novembro de 2012

Qual a melhor maneira de educar nossos filhos?!

Ando sem tempo de escrever aqui no blog.

Sim, tem aquela estória de que sempre arranjamos tempo para as coisas que queremos e nossas prioridades - o que é verdade - mas a Sophia não tem me dado muito tempo para as minhas coisas.

Passo o dia inteiro com ela. E ela quer atenção quase em tempo integral. Superdifícil! Vou a cozinha, ela vai atrás. Sento na mesa para mexer no computador, ela está do lado pedindo colo. Troco pelo IPad, ela quer o IPad. Mexo no IPhone, ela quer o IPhone. Vou ao banheiro. Se fecho a porta, ela começa a chorar. Nāo um chorinho qualquer, faz um escândalo. Parece que tem alguém batendo nela, caem lágrimas e lágrimas. Fico com pena. Então, atualmente deixo a porta do banheiro sempre aberta. Simmmm!! A que ponto chegamos!

Ando com peso na consciência. Será que estou criando uma menina muito mimada? Ou será que é só uma fase, e que logo passa?

Tenho medo de ser muito restritiva e criar uma menina muito retraída e insegura. Ou ser muito permissiva e criar alguém que não aceite regras, não tenha limites e não valorize as coisas. Uma amiga me disse, e concordo, dá muito medo de educar nossos filhos da maneira errada (por mais que a gente leia sobre isso, converse com o pediatra, com as amigas...). 

Hoje fui a um shopping com a Sophia. Meu maior pesadelo aconteceu: aquela criança mimada que chora e grita porque quer algo e a mãe não compra. Comprei uma água de coco de caixinha para a Sophia. Acabou, ela começou a chorar, gritar que queria mais. Sorte que tinha a minha!... Depois, passamos em uma loja de brinquedos para eu comprar um presente. Ela pegou uma caixinha de Lego (daquelas bem pequenas de 4 peças), e não queria largar (isso porque ela ainda mal sabe o que é Lego, provavelmente só achou a caixinha legal). Tirava da mão dela, ela gritava, fazia um escândalo. Então, comprei a caixinha para poder sair da loja. Ai ai.

E agora, na hora de dormir, ela cismou que não quer mais ficar no berço sozinha. E ela sempre dormiu sozinha a noite! Como ela tinha saído da rotina (porque teve aquele feriadão, viajamos, ela dormiu comigo na cama), achei que era só uma questão de tempo para ela voltar a dormir como antes. Só que o tempo passou e nada. Era colocar no berço e ela gritar, chorar. E eu, com pena, pegava a baby, levava para a minha cama e quando ela dormia, a colocava no berço de novo. 

Hoje a deixei chorar um pouco e ela dormiu. Quase morri de pena, fiquei com muita vontade de tirá-la do berço, mas consegui deixá-la lá. Depois que passou o choro, dei uma olhadinha no quarto e ela estava lá, dormindo tranquilamente.

O pediatra da Sophia diz que deixar chorando um pouco não faz mal, até faz parte. Que não podemos sempre deixar tudo o que estamos fazendo para atender a criança, que ela tem que entender que às vezes precisa esperar, que nem sempre vai ter tudo o que quiser, e na hora que quiser. Ele está certo, claro. Mas olhar aquela carinha de choro dá uma peninha! Tem que ser muito forte! rs

Hoje comecei meu treinamento. Vou tentar me policiar mais. Quem conhece a Sophia sabe o quanto é difícil não atender aquela carinha. Não tem quem não se encante com ela. :-) 

Acho que todas as mães pensam isso de seus filhos, por isso que às vezes é tão difícil falar não para eles! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário